Câncer de Pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no mundo. Há três tipos de câncer de pele mais comuns:

O Carcinoma basocelular é o mais comum entre todos os tipos de câncer, apesar de sua malignidade ele apresentam um crescimento lento e raramente se disseminam além de seu local de origem. Seu tratamento em estágios iniciais são de extrema importância, com índices de cura próximos de 100%. Porém, quanto maior o crescimento do tumor, mais extenso será o tratamento realizado.


O Carcinoma espinocelular é o segundo tipo de câncer de pele mais comum. Certas lesões pré-cancerígenas ou pré-cânceres, muitas delas resultantes do dano solar cumulativo, podem ser associadas ao desenvolvimento futuro do CEC. Carcinoma espinocelular não é exclusivo da pele, acometendo também mucosas, como, garganta, boca, colo do útero, vagina e pênis. Diferente do carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular apresenta risco de gerar metástases, esse risco não é tão alto como no melanoma, mas existe. O diagnóstico precoce é uma das melhores ferramentas para o sucesso do tratamento. O tratamento é primordialmente cirúrgico, sendo que tratamentos não cirúrgicos são a exceção.


O Melanoma um dos tipos de câncer de pele mais agressivos, manifesta-se na forma de manchas ou saliências assimétricas, com bordas irregulares, multicoloridas ou castanhas, que crescem com o passar do tempo. Podem surgir como lesão nova ou de nevos pré-existentes. O diagnóstico precoce deste tipo de câncer é fundamental. Por esse motivo, pessoas com múltiplos nevos (pintas), além dos que possuem antecedente pessoal ou familiar de melanoma, e toda a população em geral devem ter a pele examinada por completo no mínimo anualmente.

©  2017 Clínica Maktub.

Rua José Fernandes, 2-36 - Bauru - SP

14 3204-9076

14 99167-8733