
A acne nem sempre é um problema apenas na adolescência, mas um incômodo também para mulheres na fase adulta. Uma pesquisa do The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology aponta que entre 20% e 40% das mulheres acima dos 25 anos relatam problemas com acne. No Brasil, a acne é um dos principais motivos que levam pacientes aos dermatologistas. Causas da acne em adultos A acne aparece na pele das mulheres na vida adulta por diversos motivos. Um deles é a variação hormonal decorrente dos ciclos menstruais. Também contribuem a alta concentração de poluição no ar das grandes cidades, que facilita a entrada dos radicais livres na pele, provocando irritação e a piora da acne. Outros fatores agravantes para a acne na fase adulta são estresse e ansiedade que elevam os níveis de cortisol, desencadeando o aparecimento das chamadas espinhas na pele. Alimentação inadequada Estudos recentes também relacionam o excesso de açúcar nos alimentos ao surgimento de espinhas. A explicação é que a insulina estimula o crescimento de células produtoras de sebo. Dessa forma, vale a pena evitar alimentos lácteos, doces e carboidratos refinados para ficar livre da acne na fase adulta.

Tipos de tratamento para acne na vida adulta Há vários tratamentos indicados por dermatologistas para tratar a acne na vida adulta. Podem ser combinados ativos de uso tópico, dermocosméticos e aparelhos tecnológicos. Tudo vai depender da avaliação do médico, caso a caso, para indicar o tratamento mais efetivo.
Medicamentos de uso tópico - ativos clássicos, como ácido retinóico e seus derivados; - adapaleno, também usado para tratar envelhecimento cutâneo; - peróxido de benzoila; - antibióticos clindamicina e eritromicina; - secativos, como a sulfacetamida. Aposte nos dermocosméticos Os dermocosméticos são produtos com ativos farmacológicos que agem nas partes mais profundas da pele. Eles produzem uma melhora de dentro para fora e são muito indicados para tratar a acne na vida adulta. Muitos desses produtos agem além do processo inflamatório, promovendo uma renovação celular da pele e tratando o envelhecimento cutâneo.
+ Não deixe que as mãos denunciem sua idade!
+ Inverno é a melhor época para fazer um peeling
+ O que fazer aos 30 para se manter bela aos 60
Tecnologia a serviço da pele
Dentres os aparelhos mais modernos indicados atualmente para tratar acne na vida adulta, podemos citar o laser Fotona, que diminuir lesões e quadros inflamatórios. Peelings químicos e LED azul são outras técnicas apropriadas. Cuidados no dia a dia Para minimizar o aparecimento da acne na vida adulta, além do cuidado com a alimentação citado acima, é indicado esfoliar regularmente a pele para ajudar na remoção de células mortas. Porém, deve-se evitar o exagero. Esfoliação uma vez por semana é suficiente. Para casos de inflamações mais severas procure o dermatologista.
Você gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.
Consultoria: Dra. Ana Luiza Peres Martins Godoy e Dra. Ana Claudia Grizzo Peres Martins, dermatologistas.