Você sabe o que é Dermatologia Preventiva?


Como o próprio nome diz Dermatologia Preventiva pode ser definida como a prevenção e cuidados com a pele desde cedo. Muitas pessoas não dão importância a isso na juventude, mas é nesse período da vida que devem começar a rotina de cuidados e acompanhamento médico.

Na juventude, as intervenções na pele devem mais sutis, sem grandes procedimentos desnecessários, abandonando modismos e se despreocupando de padrões de beleza impostos. É preciso ter em mente que a pele é o órgão do corpo humano e, como qualquer outro, exige cuidados diários.


Como funciona?

A Dermatologia Preventiva é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e problemas que podem atingir a pele. É indicada uma visita ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano para analisar sinais e manchas possam aparecer e dessa forma realizar a prevenção de diversas doenças, entre elas, o câncer de pele. O exame dermatológico compreende ainda a análise do tipo de pele do paciente e o uso de cremes adequados para rosto e corpo.


Quando começar?

A preocupação com a pele não deve começar apenas quando aparecem os primeiros sinais de envelhecimento. O tratamento preventivo deve ter início o quanto antes, pois desde o nascimento, a pele passa a sofrer agressões de raios solares, vento e maus hábitos do dia a dia. Isso sem contar o envelhecimento natural da pele.


Quais os resultados? Cuidados constantes com a pele e um acompanhamento com dermatologista resultam em uma aparência mais saudável, com pele bonita e bem tratadas. Assim, mulheres de 40, 50, 60 anos ou mais continuam lindas, mas nunca descaracterizadas.

É importante apostar em procedimentos sem excesso, técnicas minimamente invasivas e uma rotina de tratamento diários que serão indicados pelo dermatologista, caso a caso.


Foco no longo prazo

Há alguns anos, quando o paciente procurava o dermatologista, o foco era o resultado imediato. Chegava ao consultório com várias queixas e na ânsia por resolver tudo ao mesmo tempo. Fazia-se os tratamentos com bons resultados, mas que acabam não conferindo real mudança na qualidade da pele. Atualmente isso mudou e a tendência são os cuidados permanentes, focados na manutenção da qualidade da pele. Para isso, são indicados tratamentos menos invasivos, mas realizados constantemente.

E você, de quanto em quanto tempo faz uma visita ao dermatologista? Não espere o sinal de perigo aparecer. Aposte na Dermatologia Preventiva para ter sempre uma pele saudável e bonita.


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!


Consultoria: Dra. Ana Luiza Peres Martins Godoy, dermatologista

©  2017 Clínica Maktub.

Rua José Fernandes, 2-36 - Bauru - SP

14 3204-9076

14 99167-8733